quarta-feira, 29 de junho de 2011

Olha o negócio melhorando ai ...

por Gustavo Lima

Já comecei a ouvir de diversos gerentes e executivos de TI a seguinte frase: Precisamos investir nestes dois últimos quarters em segurança. Precisamos contratar mais pessoas capacitadas para gerir a nossa infra de forma segura.

Isso sempre acontece depois de uma pancada na cabeça, neste caso, uma bela de uma pancada em diversos sites de empresas e do governo. O fato é que diversos executivos perceberem que as economias feitas quando o assunto era segurança apresentaram um péssimo resultado.

Há quem diga que as empresas brasileiras não entendem quase nada quando o assunto é segurança corporativa e que a utilização de IDS/IPS e WAF (Web Application Firewall) é mito para muitos, mas falou em normas ISO 27001 ou 27002, todo mundo sabe e já até se certificou. Acontece que a norma em si não protegerá a sua infraestrutura de ataques Hackers, e para isso é necessário o seguinte conjunto: Profissional + Equipamento + Procedimentos/Normas

Hoje, nós temos equipamentos, procedimentos e normas, o que falta são os profissionais para implementar tudo isso e aí está o novo booooom do mercado. A contratação de profissionais especializados em segurança da informação, sejam eles focados em Firewall, realização de testes de segurança e auditoria. Haverá vagas para todos, mas um detalhe, vocês devem estar preparados para ocupá-las.

Nível Superior, inglês, conhecimentos em TCP/IP, segurança e algumas certificações como CCNA e CCSA(Checkpoint) ajudam e muito na hora da procura de um bom emprego em segurança.

Estudem pois o mercado vai bombar…

Nenhum comentário:

Postar um comentário